A cidade de Nova Iguaçu


Nova Iguaçu é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro e Microrregião do Rio de Janeiro, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 28 km. Ocupa uma área de 523,888 km². Em 2012, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 801 746 habitantes, dos quais 52% mulheres, sendo que, em 2012, era o quarto mais populoso do Rio de Janeiro (ficando atrás somente de Duque de Caxias, de São Gonçalo e da capital) e o 19º de todo o país.
A sede tem uma temperatura média anual de 24,3 °C e na vegetação original do município predomina a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 148 655 veículos. Com 99% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 242 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,762, considerando-se assim como médio em relação ao país, sendo o 45º maior do estado. Nova Iguaçu faz parte da chamada Baixada Fluminense, uma importante região geográfica do estado do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que ultrapassa os 12 milhões de habitantes, aproximadamente 80% da população do estado inteiro.
Em Nova Iguaçu estão instaladas importantes empresas, como as Indústrias Granfino, do ramo de alimentos, a Cimobras, do ramo siderúrgico, a Niely, a Embelleze  e a Aroma do Campo, do ramo de cosméticos. Possui centros de ensino e pesquisa, tais como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Centro Federal de Educação Tecnológica (públicos) e a Universidade Iguaçu e a Universidade Estácio de Sá (privados).
Além da importância econômica, Nova Iguaçu é um notável centro turístico da Região Metropolitana. A Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Municipal configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que a Serra do Vulcão, com a prática de voo livre, é um relevante ponto de visitação localizado na zona urbana. O patrimônio histórico é constituído pelas ruínas de Iguaçu Velho e da Fazenda São Bernardino.
Nova Iguaçu possui importantes centros de cultura, lazer e entretenimento. Há eventos culturais realizados no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, órgão responsável por projetar a vida cultural iguaçuana. O Nova Iguaçu Futebol Clube é um orgulho da cidade, que ainda possui como destaques o Polo Gastronômico, o Baixo Iguaçu e a Rua da Lama.

Fonte: Wikipédia.

FÃ PAGE

LEITORES